Marília Nunes
Marília Nunes é natural de Petrópolis-RJ, mas é mineira de coração. Cresceu no sul de Minas Gerais, na cidade de Varginha, e aos 17 anos foi estudar em Belo Horizonte, cidade que escolheu como sua. Sua formação musical começou aos 7 anos de idade no conservatório de Varginha. Mesmo antes já tinha inclinação para a música e tocava os instrumentos de brinquedo em partituras coloridas. Sua mãe foi sua maior incentivadora. Marília concluiu o curso técnico em música no conservatório de Varginha e o curso superior em Música na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, da qual hoje é professora. Além da carreira musical, ela tem formação nas áreas de Psicologia, Arteterapia, Neurociências e Pesquisa. Em música, sua formação principal é em flauta doce e canto, tendo participado de vários grupos vocais e instrumentais, principalmente de música antiga da cidade de Belo Horizonte. Em 2020 lançou sua carreira em música popular, como cantora e compositora.
Quem sou eu?
Meu nome é Marília Nunes e estas são minhas vozes. Sou uma artista que busca expressar os sentimentos humanos traduzindo-os em música e beleza. Tenho no cantar uma celebração de vida e expressão de alma. Valorizo a arte, a beleza, a delicadeza e a alegria espontânea. Tenho uma curiosidade que me impulsiona ao conhecimento. Não gosto de acordar cedo, mas me surpreendo com cada manhã. Confesso que prefiro os pores do sol. Minha inspiração vem da vida, de todos os seus momentos. A lente com a qual eu enxergo o mundo tem uma tendência para o otimismo e a esperança. Minhas vozes falam e cantam não somente o que eu sou, mas também o que humanamente nos conecta.
Minhas influências musicais vêm de minha formação erudita em música e dos grandes nomes da MPB. Cresci ouvindo os LPs de Gilberto Gil, Caetano, Milton Nascimento, os Mutantes, além dos cds dos Beatles e gostava das versões acústicas dos astros do rock. As mulheres cantoras sempre me inspiraram também, aqui destaco Alanis Morissette e Marisa Monte. Madredeus também é para mim uma influência pois canto sempre junto e eles mesclam elementos de música erudita e popular. Sim, tenho gostos bem divergentes. Sou formada em flauta doce, portanto, provavelmente aparecerá algum elemento de música barroca e renascentista pairando em meu som. Mas meu estilo é MPB temperado com poesia e música clássica. Minha voz é leve, e leveza e simplicidade são palavras chave aqui.
Um artista não nasce assim de repente. Ele pode até ter uma tendência à música, ou talento natural, como dizem, mas o resto é muito trabalho e dedicação. O que aqui lançaremos é o meu primeiro trabalho autoral. Não é o meu primeiro trabalho, mas o primeiro a ser lançado. O que surge é construção de anos de relação com a música. Foi escolhido com muito cuidado e representa uma homenagem a uma pessoa que sempre me estimulou a trilhar os meus caminhos do coração e a dar asas e pés no chão para os meus sonhos. A motivação para eu finalmente colocar este trabalho no mundo é a pura urgência da vida e de seu sentido nas realizações que nos são mais importantes.